16 de julho de 2025 – 14:34
#ampliação #Crato #ILPI Jesus Maria José #reforma
16 de julho de 2025 – 14:34
#ampliação #Crato #ILPI Jesus Maria José #reforma
Beatriz Belchior – Ascom Sedih – Texto e Foto
Nesta quinta-feira (17), a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), realiza a assinatura simbólica de mais um termo de fomento do Fundo Estadual do Idoso do Ceará (FEICE), desta vez na região do Cariri. O investimento, no valor de R$ 312.988,36, será destinado à reforma e ampliação da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Jesus Maria José, no município do Crato.
A ILPI Jesus Maria José é uma instituição privada sem fins lucrativos que atualmente atende 35 mulheres idosas. Com a ampliação prevista, a expectativa é de que a capacidade da instituição seja duplicada, passando a beneficiar mais de 70 pessoas, fortalecendo a rede de acolhimento e cuidado à população idosa do interior do estado.
Atualmente, o Ceará conta com duas ILPIs mantidas pelo estado: uma em Fortaleza e outra em Brejo Santo, ambas geridas pela Secretaria da Proteção Social (SPS). O repasse para a ILPI Jesus Maria José reforça o papel do FEICE em fomentar parcerias com instituições da sociedade civil que atuam na promoção da dignidade e dos direitos das pessoas idosas.
“A atuação do Governo do Estado, por meio do FEICE, fortalece a rede de proteção à pessoa idosa no Ceará. Essa assinatura simboliza nosso compromisso com a vida e com os direitos de quem tanto contribuiu com a sociedade”, afirma a secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França.
Durante a visita à instituição, as equipes da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas (COEPI) da Sedih e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDI), também vinculado à Secretaria, estarão no local também com intuito de fiscalizar o andamento do projeto.
Sobre o FEICE
Gerido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDI), o Fundo Estadual do Idoso do Ceará (FEICE) é vinculado à Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) e tem como objetivo captar recursos financeiros de pessoas físicas e jurídicas para financiar ações e projetos voltados à promoção e garantia de direitos da pessoa idosa.
O Fundo permite que recursos públicos sejam aplicados diretamente em projetos que garantem mais dignidade, cuidado e cidadania para essa população.
Em 2024, o FEICE investiu mais de R$1 milhão em projetos voltados à saúde, socialização e lazer para pessoas idosas. Este ano, iniciativas como esta estão sendo contempladas, fortalecendo ainda mais a política estadual de defesa dos direitos da pessoa idosa no Ceará.