Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Ceará
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe CearáInforme Ceará
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Saúde

Hemoce é destaque internacional por ações no manejo do sangue de pacientes

16 de julho de 2025
Hemoce é destaque internacional por ações no manejo do sangue de pacientes
Compartilhar

Programa do Ceará foi escolhido para editorial da revista científica Vox Sanguinis, referência mundial em hemoterapia

Contents
O que é PBM?Quais os pilares do PBM?PreservaSangue: uma iniciativa cearenseReconhecimento aos hospitais cearenses

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), conquistou reconhecimento internacional ao ter o artigo “Successful implementation of a patient blood management programme in a lower middle-income state” (em tradução livre, “Implementação bem-sucedida de um programa de gestão de sangue para pacientes em um estado de renda média baixa”) escolhido para compor o editorial da revista científica Vox Sanguinis. A publicação relata a experiência da implantação do Programa de Patient Blood Management (PBM) no Ceará. Realizada pela Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue (ISBT), associação profissional global dedicada à transfusão de sangue e terapias celulares, a revista é uma das mais respeitadas do mundo na área da medicina transfusional.

  • Acesse o editorial aqui

O editorial destaca a atuação do Hemoce no campo do PBM — em português, Gestão do Sangue do Paciente — estratégia que tem revolucionado o cuidado com pacientes ao redor do mundo. O Ceará criou seu próprio programa de PBM em 2017: o PreservaSangue.

“A principal mensagem da experiência do Ceará é que a implementação do PBM é viável mesmo diante de restrições econômicas significativas — e que pode liberar recursos para outras intervenções locais de alto impacto na saúde. Esses achados ecoam e reforçam a afirmação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que o PBM pode ajudar a reduzir as disparidades em saúde, otimizando os recursos disponíveis e promovendo a cobertura universal. (…) À medida que a comunidade global busca tornar os sistemas de saúde mais equitativos e sustentáveis, autoridades de saúde em outras regiões com recursos limitados devem olhar para o exemplo do Ceará como uma prova de conceito — e buscar replicar esse sucesso, obtendo benefícios semelhantes em termos de saúde e economia”, cita a publicação.

A diretora-geral do Hemoce, Luany Mesquita, enfatiza a importância da menção do Hemoce ao nível internacional. “Este reconhecimento publicado na Vox Sanguinis é uma conquista que nos enche de orgulho e mostra ao mundo o que estamos fazendo no Ceará com compromisso, ciência e inovação. O  PreservaSangue é resultado de uma construção coletiva, que une profissionais dedicados, políticas públicas bem estruturadas e uma visão clara: cuidar melhor das pessoas com os recursos disponíveis. Mostrar que é possível alcançar a excelência técnica em nossos serviços e saber que nossa experiência pode servir de referência global, especialmente para países com realidades semelhantes à nossa, é a maior prova de que estamos no caminho certo”, diz.

  • Acesse o artigo original aqui

O que é PBM?

Em pacientes com anemia falciforme, o PBM pode incluir medidas para minimizar sangramentos, otimizar a produção de glóbulos vermelhos e reduzir a necessidade de transfusões

O Patient Blood Management (PBM) é um modelo de cuidado que busca otimizar o uso do sangue do próprio paciente, reduzindo a necessidade de transfusões e promovendo uma abordagem mais segura, eficaz e personalizada, com o objetivo de melhorar o cuidado com os pacientes.

Embora transfusões possam ser essenciais em determinados casos, elas também envolvem riscos e, quando utilizadas de forma inadequada, podem provocar reações adversas, como sobrecarga circulatória, infecções e até aumento da mortalidade durante a internação. O PBM atua na prevenção, no planejamento e na decisão consciente de quando transfundir.

Quais os pilares do PBM?

Otimização da eritropoiese [produção de glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio por todo o corpo] e prevenção da anemia

Visa diagnosticar e tratar precocemente as causas de anemia, especialmente aquelas relacionadas a deficiências nutricionais, antes de procedimentos cirúrgicos, durante o tratamento de doenças crônicas ou em situações específicas como a gestação.

Redução da perda sanguínea

Envolve a adoção de técnicas cirúrgicas menos invasivas, estratégias eficazes de controle de sangramento e racionalização da coleta de exames laboratoriais.

Melhora da tolerância à anemia

Foca em estratégias clínicas que otimizem a adaptação fisiológica à redução da hemoglobina, evitando transfusões desnecessárias por meio de monitoramento adequado e suporte hemodinâmico.

PreservaSangue: uma iniciativa cearense

Além do suporte aos profissionais de saúde de todo o estado, com plantão médico 24h, suporte laboratorial e terapêutico, e ambulatórios especializados em todas as unidades do Hemoce, o PreservaSangue estimula a implantação de PBM em outros serviços de saúde e reconhece hospitais que adotam práticas de manejo clínico mais seguras e eficientes no cuidado com o sangue dos pacientes.

A adesão ao programa é voluntária e os hospitais participantes recebem capacitação, ferramentas técnicas e apoio institucional para implementar as diretrizes da OMS. O hospital ou qualquer outra instituição que quiser fazer parte do programa deve acessar o formulário de inscrição disponível no site do Hemoce.

A médica hematologista e diretora técnica do Hemoce, Denise Brunetta, explica a importância do programa. “O PreservaSangue representa um marco na forma como cuidamos dos pacientes no Ceará. Desde sua criação, temos trabalhado para consolidar uma cultura de preservação e otimização do sangue do próprio paciente, com foco na segurança, na eficácia e na humanização do cuidado”.

Ela explica ainda que o PBM não se limita à transfusão: é uma abordagem centrada no paciente, sistemática e baseada em evidências, que busca melhorar os desfechos clínicos por meio da promoção da saúde, da prevenção de perdas sanguíneas e do fortalecimento de práticas seguras em todo o percurso assistencial. “Ver essa experiência cearense ser destacada como exemplo para o mundo é motivo de grande orgulho e reforça a relevância do nosso trabalho. O reconhecimento da comunidade científica internacional valida a dedicação de toda a equipe do Hemoce e dos profissionais de saúde parceiros, que acreditam na transformação por meio do conhecimento, da inovação e da gestão eficiente dos recursos”, finaliza.

Reconhecimento aos hospitais cearenses

No último dia 21 de maio, o Hemoce promoveu, em seu auditório, um evento de reconhecimento institucional para os hospitais que participaram da primeira fase do programa PreservaSangue. Dez unidades hospitalares receberam o certificado de parceiros do PreservaSangue, sendo sete delas da Rede Sesa (Hospital Estadual Leonardo da Vinci – Helv; Hospital Infantil Albert Sabin – Hias; Hospital Geral Dr. César Cals – HGCC; Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara – HGWA; Hospital Regional do Cariri – HRC; Hospital Regional do Sertão Central – HRSC; e Hospital Regional Norte – HRN.

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) também foi destaque por seu engajamento, ao incluir no currículo das residências médica e multiprofissional o curso PreservaSangue, com aproximadamente 400 residentes treinados.

Luciana Carlos, idealizadora e coordenadora do Programa, celebra o momento vivenciado pelo hemocentro cearense. “Diversos hospitais do estado participaram da primeira fase do programa e, por isso, foram reconhecidos. A adesão envolveu a realização de um curso oferecido pelo Hemoce aos profissionais de saúde, além da implementação de novas metodologias e técnicas que contribuem para a segurança e a melhora nos resultados clínicos dos pacientes”.

Ela explica ainda que o programa está em seu segundo ciclo. “Agora, os hospitais já participantes são convidados a dar continuidade às suas ações, buscando aprimorar ainda mais a gestão clínica. Além disso, outros hospitais e serviços ambulatoriais do estado também são incentivados a aderir à iniciativa, que pretende principalmente melhorar a qualidade do cuidado e da atenção à saúde da população”, conclui a médica hematologista.

O post Hemoce é destaque internacional por ações no manejo do sangue de pacientes apareceu primeiro em Secretaria da Saúde do Ceará.

Assuntos Saúde
Redação 16 de julho de 2025 16 de julho de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

ESP/CE conclui capacitação de mais uma turma do Curso de Vigilância e Manejo Clínico da Tuberculose
Saúde

ESP/CE conclui capacitação de mais uma turma do Curso de Vigilância e Manejo Clínico da Tuberculose

15 de julho de 2025
Oncologia do HRSC completa um ano, atendendo mais de 2 mil pacientes com humanização e cuidado especializado
Saúde

Oncologia do HRSC completa um ano, atendendo mais de 2 mil pacientes com humanização e cuidado especializado

15 de julho de 2025
HGF zera fila de transplante de córneas e realiza cirurgia inédita em bebê de um ano
Saúde

HGF zera fila de transplante de córneas e realiza cirurgia inédita em bebê de um ano

14 de julho de 2025
Policlínica Regional no Crato ganha ampliação do serviço de reabilitação
Saúde

Policlínica Regional no Crato ganha ampliação do serviço de reabilitação

14 de julho de 2025
Saúde do Ceará orienta sobre como agir em caso de acidentes com animais peçonhentos
Saúde

Saúde do Ceará orienta sobre como agir em caso de acidentes com animais peçonhentos

14 de julho de 2025
Comunicação alternativa auxilia pacientes com limitações de fala na Casa de Cuidados do Ceará
Saúde

Comunicação alternativa auxilia pacientes com limitações de fala na Casa de Cuidados do Ceará

11 de julho de 2025
Informe CearáInforme Ceará