transparência
- Detalhes
A edição semanal do Acontece TV, noticiário do TCE Ceará, apresenta reportagens sobre a formação da Rede de Escolas Jurídicas, o Prêmio Innovatio e as ações do TCEduc no mês de julho. No videocast Conexão Cidadão, o público poderá conferir entrevista sobre uma auditoria nacional na área da segurança pública, realizada de forma coordenada com outros Tribunais de Contas brasileiros.
O TCE Ceará firmou acordo de cooperação técnica para a formação da Rede de Escolas Jurídicas. A parceria, celebrada no dia 11 de julho entre instituições do Ceará, visa fortalecer a formação continuada de agentes públicos no Estado. O programa de TV destaca a importância do compromisso e da colaboração entre instituições, em entrevista com o presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz; o diretor-geral do Instituto Plácido Castelo (IPC), Luis Eduardo Menezes; e o diretor da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região, desembargador federal Cid Marconi.
O Prêmio Innovatio também está em pauta no noticiário. Estão abertas as inscrições para a premiação, que recebe trabalhos sobre temas como auditoria de políticas públicas, transparência, transformação digital, entre outros. A iniciativa é do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Atricon. Mais detalhes sobre essa ação de reconhecimento e compartilhamento de experiências exitosas estão na entrevista com o presidente do IRB, conselheiro Edilberto Pontes (corregedor do TCE Ceará).
As ações de orientação do TCEduc chegarão a seis municípios cearenses neste mês de julho. A iniciativa tem como objetivo capacitar gestores e cidadãos sobre a nova Lei de Licitações, inovação e controle social das contas públicas, sendo evidenciadas pelo diretor-geral do IPC, Luis Eduardo Menezes, na reportagem. O 11º ciclo de qualificações será realizado em Banabuiú e Quixeramobim, no dia 22/7; em Ibicuitinga e Quixadá, no dia 23/7; e em Choró e Ibaretama, no dia 24/7.
O Acontece TV também aborda temas como o painel de dados do Observatório Municipal da Primeira Infância do Ceará, o site do Pacto Cearense pela Primeira Infância e as inscrições para o Selo TCE Ceará Sustentável – Edição 2025, que estão abertas até o dia 5 de setembro.
Conexão Cidadão
O TCE Ceará participa de auditoria nacional na área da segurança pública. O intuito do trabalho é fiscalizar e avaliar a qualidade dos dados repassados ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública. O videocast Conexão Cidadão desta semana explica essa ação, com entrevista do servidor da Diretoria de Fiscalização de Temas Especiais II do TCE Ceará, Ricardo Pessoa.